Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51151

Compartilhe esta página

Título: O teatro de fantoches como recurso didático para o ensino de morcegos na educação infantil e ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Rosângela Margarida da
Palavras-chave: Morcegos – estudo e ensino; Biologia - estudo e ensino; Recurso didático
Data do documento: 4-Dez-2020
Citação: .
Abstract: Os diferentes recursos didáticos, além de oferecer suporte ao professor durante as aulas, têm como objetivo cativar os estudantes ao assunto proposto no ambiente escolar, proporcionando assim um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Provém ainda a construção de aulas mais dinâmicas e interativas, contribuindo para um melhor envolvimento dos estudantes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo, construir e aplicar uma peça teatral como instrumento didático para o ensino sobre os morcegos, levar saberes quanto a biologia e a importância desses animais para o meio ecológico. Tudo isso com o auxílio de uma peça teatral que conta uma situação vivenciada por dois camponeses. No enredo, é relatado um cenário comum que muitas vezes se assemelha com situações contadas e vivenciadas pelo próprio público presente. A construção do recurso surge das atividades vinculadas ao projeto extensionista “Os morcegos vão à escola: conhecendo mais sobre os morcegos e outros bichos”, no qual, desenvolvemos ações educacionais voltadas a Zoologia de forma mais descontraída. O modelo final construído foi confeccionado com o auxílio de materiais de baixo custo e recicláveis, já quanto a história abordada no roteiro, foi produzida com base em artigos e relatórios de intervenções anteriores a respeito da percepção da população com relação ao grupo dos morcegos. A pesquisa teve como público alvo, estudantes do ensino infantil anos iniciais e ensino fundamental. Para avaliar a funcionalidade do recurso lúdico, foram analisados um quantitativo de 88 materiais, incluindo desenhos, pinturas e 33 frases presentes em alguns dos materiais produzidos pelos estudantes, após a aplicação. Além disso, foi observado a interação dos estudantes com o recurso utilizado e esclarecimentos do conteúdo trabalhado. Com base nas análises dos desenhos, pinturas, frases e mudanças de opiniões no decorrer da aula, foi perceptível a aquisição de informações pelos estudantes com relação ao tema proposta em aula. Portanto, o recurso apresentado surge como uma ferramenta lúdica que pode ser utilizado como suporte ao professor para a realização de aulas mais dinâmicas e interativas. Na proposta empregada na pesquisa, o teatro de fantoches surge como recurso didático que visa eliminar ou ao menos minimizar a visão distorcida que os estudantes têm em relação ao grupo dos morcegos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51151
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Rosângela Margarida da.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons